Vivendo o verão e de olho nas tendências de inverno, não podemos deixar de falar sobre e Balaclava.
No ranking das tendências mais polêmicas da temporada, o acessório já virou febre entre as fashionistas do hemisfério Norte e promete marcar presença também aqui no Brasil.
A Balaclava nada mais é um que um ‘gorro’ que envolve também o pescoço e o queixo – com uma modelagem que se assemelha a um capuz de blusão.
Por formar um ‘casulo’ o acessório é ideal para proteger as extremidades das mais friorentas, como as orelhas, além de agregarem muita informação de moda e estilo para o look do dia a dia.
Mas pra você que faz questão de manter os cabelos arrumados, vale lembrar que todo acessório de cabeça pode bagunçar os fios e desarrumar os cabelos, ou pros mais descolados, dar um efeito messy hair.
A Balaclava é inspirada nos acessórios de proteção das armaduras da idade média, e para a temporada de inverno deste ano, se tornou um acessório tendência de moda, e vem em materiais como tricô e crochê, que também estão em alta e são a cara da estação mais fria do ano.
Mas vale lembrar que moda é comunicação, e a Balaclava é uma tendência bastante controversa.
Na internet ela foi bastante criticada e tachada como uma tendência que escancara o privilégio branco, dando apenas aos brancos a possibilidade de usar o acessório.
Além disso, internautas também citam que enquanto a balaclava é aclamada, o hijab, vestimenta usada por mulheres muçulmanas que cobre os cabelos e o pescoço, é criticado e muitas vezes promove a xenofobia.
Influenciadoras muçulmanas destacam que ‘a problemática da questão é usarem a balaclava e acharem cool, enquanto o hijab é visto como algo relativo a um “processo torturante”‘.
E você, o que acha dessa tendência?